Páginas

26 de janeiro de 2011

Saiba + de Jewel

#BIO

Jewel Kilcher (Payson, 23 de maio de 1974), mais conhecida apenas por Jewel,é uma cantora, compositora, escritora, atriz e poetisa estadunidense.Foi criada por seu pai na localidade de Homer, no Alasca.

Vinda de uma vida difícil bem cedo tendo pais separados e ter que cantar em bares com homens tatuados e gente que não tinha rumo certo por ali passava muita droga, bebida e cigarros e foi ali que ela viciou no fumo.

Foi quando um homem gritou para ela: 'larga esse ar deprimido!'. Subitamente ela percebeu que estava ai para agradar ao público, e não a si. Decidiu então nunca mais subestimar uma platéia.

Com a vida conturbada, e brigar com o pai ela volta a vive com a mãe...

#Revoltada, Aos 13 anos, inquieta, Jewel fez as malas e foi morar com a mãe, 'abandonando' de vez aquele zigue-zague de morar cada hora com um dos pais. Jewel chegou a fazer amizade com membros de gangues de rua. Saiu com homens mais velhos. Até chegou também a praticar pequenos furtos em lojas. Mais tarde, em 1988 ela é “adotada” por uma tribo indígena em Otawa.

Nas semanas seguintes, Jewel confiou à mãe, suas ansiedades. O que deveria fazer? Adorava artes - literatura, desenhos, dança, música. Mas como se dedicar a essas carreiras que tanto exigiam se a mera subsistência lhe absorvia tamanha energia?

Em 1993 sua mãe propôs uma solução inédita: entregariam o apartamento, por motivos financeiros, e se mudariam para uma van na praia. Sem a pressão do aluguel, Jewel poderia concentrar-se no objetivo da sua vida. Fazendo uma auto-análise, Jewel concluiu que cantar e escrever música era o que mais gostava na vida. Jewel refletiu sobre os motivos. Dinheiro? Sempre tivera tão pouco...até já se acostumara a viver com o que conseguia carregar numa mochila. Fama? Não ligava para isso. O que realmente importava eram suas canções - inspirar as pessoas com suas palavras e voz. "Quero cantar para lembrar todos de viverem seus sonhos", disse à mãe.

#Aos primeiros passos na focação da música, Sua vida deu uma virada quando um professor da Interlochen Arts Academy, em Michigan, ouviu-a cantar num festival de música. Impressionado com a sua voz, ele a estimulou a inscrever-se naquela conceituada escola de arte. Jewel então ganhou uma bolsa de estudos para canto. A Interlochen ofereceu a ela uma formação em dança, literatura e teatro, e ampliou seus horizontes artísticos.

Em dezembro de 1993 ela assina com a Atlantic Records, e em fevereiro de 1995 lança seu primeiro álbum “Pieces of You”, com músicas calmas que vendeu menos de 500 cópias por semana.

De volta a San Diego, a mãe a ajudou a administrar a carreira. Jewel tocava em pequenos clubes, chegando a fazer 40 espetáculos em 30 dias, e não ficava mais do que algumas noites na mesma cidade.

As estações de rádio recusavam-se a tocar suas músicas. Os críticos debochavam, dizendo que ela estava fora de moda. Riam dela por tudo, desde os dentes desalinhados até seu estímulo constante aos fãs para que perseguissem seus sonhos. Mas ela não se deixou abater e tocava em bares, autografava cds em lojas de subúrbio e agradecia a quem assistisse a seus shows.

#Prêmios & Albúns, Daí sua carreira começa a deslanchar. Em 1996 já fez um tour pela Europa e em 1997 já ganha seus primeiros prêmios, tais como o American Music Awards por You Were Meant For Me. Em 1997 o álbum POY vendeu mais 7 milhões de cópias só nos EUA, e até hoje já soma mais de 11 milhões.

#Coração bom, Mas Jewel não é apenas uma loirinha bonitinha, ela também tem um coração bom, e junto com sua mãe fundou o programa Higher Ground for Humanity, que tem a missão de inspirar uma mudança positiva global, e também individual de espírito, para as pessoas aprenderem a se respeitar e viverem em comunidade. Juntamente vem o outro projeto Be the Difference, That Makes a Difference, e oClearwater Project, com o objetivo de levar água aos países mais necessitados, inclusive na parte mais pobre da África.

#Livros, Em 1999 ela lançou seu primeiro livro de poemas, "A Night without armor", e em 2000 o seu segundo livro, “Chasing Down the Dawn”, que contém basicamente histórias e contos.

#Filme Não podemos esquecer do filme “Ride With the Devil" de Ang Lee, que não fez muito sucesso, estreando em poucas salas, recebendo muitas críticas negativas e saiu logo de cartaz.

#Albuns Em 13 de novembro de 2001 lança seu 4° álbum, This Way, com baladas mais agitadas e uma voz afinadíssima. Batidas eletrônicas e uma banda de apoio impecável complementam a qualidade da evolulação da garota do Alasca.

Seu segundo álbum, Spirit, de 1998, já vendeu mais de 3 milhões de cópias. Spirit já tem músicas com bateria, e arranjos mais agitados. No mesmo ano, em 1998, ela publica seu primeiro livro de poemas, “A Night Without Armor”, que além de poemas também conta um pouco sobre sua própria história, e vem junto com seu spoken word cd. Grava também um acústico MTV, com uma versão de Who Will Save Your Soul com um saxofone.

Em novembro de 1999, seu terceiro álbum é lançado, o “Joy – a holiday collection”, com canções natalinas e com versões diferentes de Life Uncommon e Hands.

Destaque para "Love me just leave me alone", que ela lançou em 1ª mão em 1999 no "Woodstock". Nesse show ela arrasa com a versão de 10 minutos de 'Who will save your soul' com aquele duelo de guitarra e voz.

Seu mais recente álbum é o "Goodbye Alice in wonderland", lançado em 2006, no mesmo estilo dos primeiros álbuns. Em 2007 Jewel sai da gravadora e migra para Valory, uma gravadora independente. Lança então seu esperado álbum country, Perctly Clear. A crítica aprovou o disco, e teve uma vendagem próxima ao seu anterior (Goodbye Alice In Wonderland). Viajou em turnê pelos EUA e lançou o concurso "Almost Famous" que consiste em ser entrevistada após o show por um fã sorteado através do site oficial. A entrevista é gravada, disponibilizada no site e os fãs escrevem uma resenha que é postada no mesmo. No mesmo ano, viajou para as Bahamas e se casou finalmente com o seu namorado de longa data, Ty Murray. Em 2009 foi convidada a participar do programa Dancing with the stars, competindo inclusive com Ty, mas um acidente durante os ensaios a deixou fora da competição. Entretanto, apareceu no programa cantando o clássico Somewhere Over The Rainbow. Anunciou o lançamento do seu álbum Lullaby, numa sociedade com a Fisher Price, para maio de 2009. Segundo a própria Jewel, o cd pode ser usado para relaxar após um dia extressante, e até para as crianças dormirem. Não são canções de ninar, pois as musicas foram compostas para adultos, mas nada impede o uso para tal. Alguns fãs comparam o Lullaby ao Pieces of You, pelas canções brilhantes ao violão e voz.

E para quem não sabe Jewel está grávida de seu primeiro filho ! "Eu fiz um teste de gravidez e deu positivo. Foi tão difícil guardar segredo", disse a cantora de 36 anos.

Jewel tentava engravidar há dois anos. "Eu sempre fui viciada em trabalho. Agora eu preciso aprender como desacelerar e cuidar mais de mim"

#Discografia

Pieces of You (1994)

Spirit (1998)

Joy - A Holiday Collection (1999)

This Way (2001)

0304 (2003)

Goodbye Alice in Wonderland (2006)

Perfectly Clear (2008)

Lullaby (2009)

Sweet And Wild (2010)

#Contatos

@jeweljk - http://www.jeweljk.com/

#Videografia






Nenhum comentário:

Postar um comentário