Páginas

14 de agosto de 2010

Saiba + da Banda Mixtape


Banda :

Pris

*Voz/guitarra/Teclado

Helen

*Baixo

Renata

*Bateria


Obs...


Mixtape é uma palavra inglesa (mix = combinação e tape = fita de aúdio) sem tradução para o português, que designa uma compilação de canções, normalmente adquiridas de fontes alternativas, gravadas tradicionalmente em fitas cassete.

Quem viveu nos anos 80, antes da chegada do cd, vai lembrar de como era incrível poder gravar, apagar e regravar todas as músicas naquele pedacinho de plástico criando trilhas para ouvir a qualquer hora sem ter que correr até o toca discos para pular aquela música que quebrava todo o clima ou ainda passar horas sentado na frente do rádio esperando o radialista tocar a música que você havia pedido. Vai lembrar que essas fitas muitas vezes eram dadas de presente aos amigos e namorados(as), como uma forma de compartilhar os gostos musicais.
Naquela época quase todos os jovens brincavam de dj gravando nas fitas as músicas que mais gostavam, criando compilações separadas por temas: românticas, dançantes,deprês e assim por diante. O que as pessoas não sabiam, ou que nós ao menos, desconhecíamos, é que essas fitas tinham um nome: Mixtape. O nome perfeito para uma banda que nada mais é do que isso: uma combinação de tudo o que mais gostam as suas integrantes.
Se você não viveu nos anos 80 não tem problema, o nome mixtape também serve para gravações em cd, mp3, minidisc, e até seu ipod pode ser chamado de mixtape. E se hoje podemos afirmar que a democracia musical começou realmente com a popularização dos gravadores de fita cassete caseiros, que possibilitaram às pessoas criarem as suas mixtapes, queremos agora continuar essa revolução para que a cada dia mais pessoas conheçam o nosso som e o incluam na sua lista de preferidos!

+

Centenas de idéias a serem combinadas, deram início às gravações das três primeiras músicas em versão demo da Mixtape, gravadas inicialmente na casa de Pris e disponibilizadas no myspace da banda sem grandes pretensões. As críticas favoráveis de amigos, parentes e internautas, o grande número de acessos diários no myspace e os vários convite para shows levaram o trio à decisão de que daquele momento em diante a banda não era só mais brincadeira mas uma grande chance de realizarem o sonho de ter uma banda de sucesso. Desse modo, a banda divulgou durante um ano as versões demo de três das dez músicas que iriam compor seu álbum de estréia, intitulado “O Tormento do Tempo”, que como sugere o próprio nome da banda, traduz a sonoridade de tudo aquilo que influencia o grupo desde sua criação.
Apesar de seu curto tempo de existência, a Mixtape já conquistou milhares de fãs e espaço considerável no cenário do rock nacional e em mídias de peso como MTV, a Folha de São Paulo, Todateen, LoveRock, Yes Teen, Elle Girl International, Transamérica FM, entre outros.

“Meu Mundo” foi a primeira composição da banda e é a música que reflete as influências que geraram o ímpeto pela criação do grupo e deu origem ao videoclipe que marcaria sua estréia na MTV Brasil.

“Não Sou Você” reflete a dificuldade de entendimento em um relacionamento em que o sentimento prometido é falso por uma das partes, o que é transparecido em atitudes que a outra parte já não mais quer ignorar. A dramaticidade da letra é acompanhada pelo instrumental melancólico mas imponente da canção.

“Um Erro por Um Acerto” é a canção com influências mais punk da banda e trata de escolhas feitas constantemente em nossas vidas e que demandam rapidez por decisões que muitas vezes envolvem emoções de terceiros.

“Já Não Quero Mais” foi a primeira canção criada sobre as bases de um teclado e demonstra influências do clássico rock'n'roll misturado com o pop dos anos 80, transmitidos através dos riffs de introdução da música, e o disco dos 70's, que embalam o forte refrão da música.

“Last Forever” foi a quinta composição da banda e a única faixa escrita em inglês do cd. Com arranjos mais elaborados e embalada por batidas e riffs eletrônicos, a letra fala sobre o “never let go” do par perfeito.

Em meio à turbulenta rotina de ensaios, shows, divulgação e demais trabalhos em que as integrantes se dividiam em busca do sonho Mixtape, surgiram “Resposta” - que em um melódico desabafo trata da ansiedade gerada pelas dificuldades e obstáculos pela escalada em busca de um objetivo – e “O Tormento do Tempo”, em que se questiona a validade de uma vida cujos objetivos são postos de lado por medo ou indolência no enfrentamento dos empecilhos impostos por essa busca.

“Perfeita Ilustração”, a faixa de abertura e uma das mais dançantes e convidativas do álbum, trata sobre a visualização parcial que todos temos do mundo em que vivemos, e sobre nossa intransigência diante aquilo que nos é estranho ou desconhecido.


Um quê de electro/rock pode ser sentido na música “Destino”, ótima pedida como trilha sonora de um agitado sábado à noite. A letra trata de um diálogo entre aquele que critica (estrofe um) e o criticado (estrofe dois), e a perversidade com que as críticas são disparadas sempre que algo novo desponta como sucesso.



Influências :

Algumas das influências da Mixtape: No Doubt, Franz Ferdinand, The Killers, Pink, Madonna, Ting Tings, Metric, Kelly Clarkson, Cranberries


Redes Sociais :


Twitter @BandaMixtape

YouTube http://tinyurl.com/29srcko

MySpace http://tinyurl.com/dhm2u2


Meu Mundo


http://youtu.be/V64LG8rR26Y

Nenhum comentário:

Postar um comentário